Pages

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pontal da Barra, uma cidade dentro de Maceió.



Estive no Pontal da Barra, um bairro de Maceió que mais parece uma daquelas cidades pequenas do interior do nosso Estado. "O bairro de Pontal da Barra fica às margens da Lagoa Mundaú e é conhecido por ser o bairro das 'rendeiras'. É lá que o turista vai encontrar inúmeras peças de artesanato confeccionadas pelas habilidosas mãos das artesãs que inundam a ruazinha estreita do bairro com seus produtos", diz Márcio Raimundo, blogueiro.

As rendeiras estão por todas as ruas, casas e lojas do bairro fazendo suas peças, lençóis, toalhas, redes, vestidos, passadeiras, cortinas, roupas infantis e até peças íntimas. Segundo Raimundo "são dezenas de lojinhas de artesanato vendendo os mais variados produtos a preços módicos. Destaque para o “filé”, rendado tipicamente alagoano que se transforma em verdadeira obra de arte, muito usado em toalhas de mesa".

Além dos bordados, outra fonte de renda para os moradores do Pontal da Barra é a pesca na Lagoa Mundaú. Por todo bairro é visto barcos de pescas e populares a beira da lagoa. Para quem gosta de aventura, o local tem lanchas para passeios nas famosas 9 ilhas, muito visitadas.

O forte da gastronomia local são os frutos do mar: agulhinha, sururu, peixada, e camarãozada. "E o melhor de tudo é saborear essas delícias desfrutando da bela vista da Lagoa Mundaú" diz o blogueiro. Fui ao restaurante NAMOA, no bairro, que tem um atendimento perfeito e comidas divinas.

O ritmo da "cidadezinha" é quebrado com o fluxo de turistas, que vêm de todos os lugares do país. E não poderia ser diferente, pois o lugar é lindo, tem um belo artesanato e uma vista linda da Lagoa Mundaú, um verdadeiro cartão postal.

E para completar podemos apreciar os passos dos Mestres do Fandango do Pontal, os ritmos da dança e da música lembram o balançar das ondas do mar.
O lugar merece uma visita.


 Com informações do blog Viagem em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!