Pages

domingo, 10 de setembro de 2017

Escola Rocha Cavalcanti é um cartão postal em União dos Palmares

A quarta matéria da série de escolas históricas da rede estadual coloca em destaque duas unidades de ensino octagenárias que são patrimônios de duas cidades históricas de Alagoas: as Escolas Estaduais Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares, e Rui Barbosa, de Anadia. Além de pioneiras na oferta do ensino, são referências e cartões postais destes municípios.
Templo do saber
No berço do Quilombo dos Palmares, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti chama atenção pela imponência e beleza invejável de sua arquitetura neoclássica. Construída em 1928 pelo vice-governador e patrono da escola, coronel Francisco da Rocha Cavalcanti, a unidade é uma das mais importantes do ponto de vista histórico da cidade de União dos Palmares, sendo, desde 2014, reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Alagoas.
É o segundo prédio tombado da cidade (o primeiro é a casa do poeta Jorge de Lima) e chega firme aos seus 89 anos como motivo de orgulho para os palmarinos.
“Nossa escola representa um importante elo na região serrana dos quilombos, recebendo alunos de União e de municípios circunvizinhos. E do ponto de vista de afetividade, é um prazer trabalhar neste prédio”, declara George Sena, ex-gestor e hoje professor.
Referência de qualidade
A instituição, que durante décadas ofertou o ensino fundamental e o antigo Magistério (Curso Normal), é apontada como um dos principais centros formadores de professores na região nos últimos anos. “Atualmente, temos 700 alunos e oferecemos Ensino Médio e Médio Integrado, com cursos de Ludoteca e Secretariado Escolar para quase 700 estudantes”, informa a diretora-geral, Sandra Vitorino.
Elisabete Melo e Roseane Vasconcelos, respectivamente titulares da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere) no período de 2015 a 2017 e de 2017 em diante, também possuem uma história com a instituição. “Fui aluna do 1º ao 4º ano, o que hoje representa os anos iniciais do ensino fundamental. Até hoje, a escola é muita procurada pela sociedade palmarina por ser uma referência no seu atendimento educacional”, destaca Roseane.
“Fui gestora desta escola com muito orgulho e, desde os seus primórdios, sempre foi sinônimo de qualidade de ensino, acolhendo e ensinando os filhos de União. Todos que passam por ali se apaixonam”, declara Elisabete, hoje secretária de Assistência Social de União dos Palmares.
Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!