Pages

domingo, 4 de novembro de 2012

Fotos do chá de bebê, do Vitor

Programação do mês da Consciência Negra em União dos Palmares



PROGRAMAÇÃO
Artística e Cultural
15 de Novembro
II Fórum Alagoano de Capoeira
Local: Auditório da Prefeitura

Dia 17 de Novembro
Lavagem da Casa de Jorge de Lima e Praça Basiliano Sarmento
Missa de Ação de Graças (Igreja Matriz)
Horário: 16h00min

 
Tenda Alternativa  
Local: Praça Padre Cícero
Horário: 20h00min
LOCAL: CORETO/PRAÇA PADRE CÍCERO
THIAGO ALEXANDRE/DISCOTECAGEM
DR LHAMA

SICK MIND
ESCRÚPULO DOUDA
Secretaria Municipal de Cultura
Movimento Alternativo Palmarino

 
Dias 17 E 18 de Novembro
IV Encontro Alagoano de Hip Hop
Local: Auditório da Prefeitura, Colégio Santa Maria Madalena e Praça Padre Cícero.

Dia 19 de Novembro
Inauguração da Estátua CAPOEIRA QUILOMBOLA
Local: Rua Juvenal Mendonça (Próximo a Praça Frei Damião)
Horário: 16h00min
Solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares
Solenidade de entrega de Título de Cidadão Palmarino
Realização: Câmara Municipal de União dos Palmares

Dia 20 de Novembro
Homenagens ao Herói Nacional ZUMBI DOS PALMARES
Local: Serra da Barriga
Horário: 09h00min

Dias 21, 22, 23 e 24 de Novembro.
Circuito - Cine Consciência Negra
- Ação nas escolas.

Fonte Mês da Consciência Negra 2012

Fundação Cultural Palmares realiza I Semana de Mostra Científica


A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Fundação Cultural Palmares realizam, de 12 a 14 de novembro, a I Semana de Mostra Científica com o tema “União dos Palmares, suas memórias no desenho da História”. A programação ocorrerá no Campus V da Uneal, em União dos Palmares.

De acordo com os organizadores, a mostra pretende partilhar as pesquisas já realizadas ou que estão em processo de construção que tenham como foco de estudo elementos da cultura e história de União dos Palmares e Comunidades Quilombolas de Alagoas.

O evento é organizado pelo grupo de Estudos - Identidade e Relações Raciais, coordenado pela professora Lwdmila Constant Pacheco.

 Programação:


13/11 – Terça – feira 19h Roda de Conversas a partir dos trabalhos: 

A Importância da Eja para os Quilombolas da Comunidade Filús: uma busca por autonomia - Anne Ewile Cavalcante dos Santos e Maria José Ramos Pires da Silva.

De mais e a mai: um estudo comparativo - Dariana Nunes dos Santos foi aceito para compor a Relações de Gênero e Capoeira - Amanda Patrícia de Almeida Cavalcante

A Capoeira como técnica corporal: mapas do corpo e da gestualdiade no município de união dos palmares (AL) - Leandro Lima da Silva

21h30min Aqualtune – Grupo de Poesia Experimental do Corpo

14/11 – Quarta – feira 19h - Roda de Conversa: O processo de Titulação de Terras nas Comunidades Quilombolas - Queila Oliveira 

20he30min – Sarau Negracor – Coletivo A Fábrica – Praça Pe. Cícero.

Mais informações pelo telefone 82 3281-3167 ou  pelo e-mail lua.pjmp@hotmail.com.

Semarh e IMA promovem encontro de gestores de Unidades de Conservação do estado em União dos Palmares

Membros dos conselhos gestores de todas as unidades de conservação estaduais de Alagoas irão se reunir nas próximas terça e quarta-feira (13 e 14) para o III Encontro de Unidades de Conservação Estaduais de Alagoas. Órgãos públicos - estaduais e municipais, iniciativa privada e sociedade civil organizada participarão de uma programação extensa, que vai de palestras de prevenção contra incêndios à discussões sobre os Planos Municipais de Recuperação da Mata Atlântica.

O Encontro, que acontece anualmente desde 2009, acontecerá no município de União dos Palmares, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. Para Jane Costa, técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e uma das responsáveis pela organização do III Encontro, o evento é importante por promover a troca de experiências entre os gestores.

As Unidades de Conservação

Alagoas possui cinco Unidades de Conservação (UC) na categoria sustentável - que permitem e visam a disciplina da ocupação humana, bem como o uso sustentável dos recursos naturais - sendo elas as APAs de Santa Rita, da Marituba do Peixe, de Catolé e Fernão Velho, de Murici e do Pratagy, além de duas UCs na categoria de proteção integral, as Reservas Ecológicas do Saco da Pedra e do Roteiro.

Todas as APAs do estado têm seus comitês gestores eleitos e empossados, e encaminham-se para a finalização do Plano de Manejo, à exemplo das APAs de Santa Rita e da Marituba do Peixe. O III Encontro pretende proporcionar aos comitês gestores a interação necessária para que todas as UCs possam continuar a trabalhar unificadamente e efetivamente.

Por Ascom Semarh